Percebe-se que em Atenas, apesar das mulheres também serem educadas para as tarefas de casa, mãe e de esposa. A educação era tratada de outra forma, pois, até mesmo nas classes mais pobres da sociedade ateniense encontravam-se homens alfabetizados.
Eles eram instruídos para cuidarem não só da mente como também do corpo dos filhos dos amos, o que lhes davam vantagens na hora da guerra, pois, eram tão bons guerreiros quantos estrategistas.
Baseado nesta educação ateniense onde até as classes mais pobres eram alfabetizadas, podemos afirmar que vivemos em uma sociedade onde se oferece uma educação para todos?
A educação é um dos meios pelos quais os valores espirituais e físicos do homem são conservados e passados a seus descendentes.
Os grandes sábios da Grécia, não eram considerados enviados dos deuses, profetas ou homens sagrados e sim mestres independentes e formadores de seus ideais. Era um ambiente onde a liberdade de pensamento predominava.
A educação grega era voltada para a formação de uma individualidade perfeita e independente. O principal objetivo da educação grega era preparar o menino para ser um bom cidadão.
Abordaremos esses pontos nesse trabalho de forma simples, tentando mostrar a relação entre os tipos de Educação Grega e a educação atual.
UMA SOCIEDADE-UMA HISTÓRIA
Uma sociedade desenvolvida como a sociedade grega, tem uma grande contribuição na nossa história.
Foi uma sociedade, berço de cultura por sua localidade, favoreceu o comércio e a variedade de povos que por ali passavam contribuiu muito. Uma grande contribuição foi também, a forma de educação que se estendeu pelo mundo Ocidental.
A sociedade grega tinha uma grande diferença das demais sociedades; essa diferença seria o envolvimento do povo e estado de classes, e do povo com sua pátria.
Era muito bem estabelecida a relação entre as pessoas (escravos, amos, jovens, senhores, mulheres, etc.), cada um desenvolvendo seu devido papel. E todos preocupados em transmitir aos mais jovens sua cultura e sua tradição.
Este ato de transmissão de cultura e tradição, primeiramente, era feito pela família.
E as primeiras formas de ensino eram a necessária para a guerra e para o esporte. Uma formação integral-corpo e espírito.
As primeiras escolas surgem com o advento das póleis. Tinham-se mais jovens para ensinar, então se viu a necessidade das escolas para atender a demanda. Mesmo assim o atendimento era principalmente para os jovens da elite.
A educação física, antes predominantemente guerreira, militar, passa a se orientar, sobretudo para os esportes. E a educação é nada intelectual, pois, a escrita e o cálculo demoram um pouco mais para se difundir.
No século V a.C, há a inversão do pólo educacional predominante, da formação física para espiritual.
A cultura passa não mais ser apenas transmitida pela família, mas também nas atividades coletivas, como festivais, banquetes e reuniões na Ágora.
Grande figura marcante da educação é Homero, que foi o momento que a educação visava à formação cortes do nobre. Eram atribuídas ao guerreiro as virtudes: bom e belo, prudente, leal, hospitaleiro, honroso, glorioso e dasafiante da morte.
A partir dos sete anos as crianças são enviadas para os palácios de outros nobres para serem escudeiros e aprender o ideal do cavaleiro. Os preceptores ensinam com base no afeto e no exemplo, preparando para participarem da assembléia dos nobres e atuais guerras.
Isso na época Homérica e se estendeu também na época clássica e no período arcaico. Relatam-se as ações dos deuses e transmitem os valores éticos, a língua e os valores estéticos.
Em Espata desenvolveu-se uma educação severa voltada para a educação militar sendo entremeada com a formação esportiva e musical. Aos sete anos as crianças são educadas pelo Estado, educação é publica e obrigatória. Vivendo em comunidades de grupos formados por idade. Onde também aprendiam música, canto e dança coletiva.
De acordo que as crianças iam crescendo aumentava o rigor do aprendizado e a educação física se transforma em verdadeiro treino militar. Os espartanos não são formados com refino intelectual.
De toda Grécia é Esparta que dá maior atenção às mulheres, onde elas podiam participar das atividades físicas.
Segundo o historiador grego Tucídides (séc. V a.C) Atenas foi “a escola de toda a Grécia”. Onde além da educação física destaca a formação intelectual, para que melhor se possa participar dos destinos da cidade.
A educação começa aos sete anos. As crianças do sexo feminino permanecem em casa onde aprendem os afazeres domésticos. Se for menino, desliga-se da autoridade materna e inicia-se a alfabetização e a educação física e musical.
A educação física nunca se reduz a mera destreza do corpo, mas vem acompanhada pela orientação moral e estética.
Uma figura importante é o pedagogo, que era um escravo que acompanhava os filhos de seu amo até música (primeiramente).
A leitura e a escrita merecem menos atenção e cuidado durante muito tempo, ao contrário da música e práticas esportivas.
Dos 16 aos 18 anos, a educação adquire uma dimensão cívica de preocupação militar. E só após a abolição do trabalho militar em Atenas, que se constitui a escola de filosofia e literatura. Por causa da necessidade de cidadãos que saibam convencer pela palavra e não mais pela força.
Inicia-se no fim do século IV a.C a decadência das cidades-estatos, fundindo a cultura helênica, formando o helenismo. Nesta cultura a educação transforma-se pela necessidade de homens cultos. Cada vez mais aumentam os estados teóricos, restringindo-se o tempo dedicado aos exercícios físicos.
Conteúdos estudados eram: gramática, retórica e dialética (disciplinas humanistas) e aritmética, geometria e astronomia. Inúmeras escolas de filosofia se espalham e surgia a Universidade de Atenas (que foi a junção de algumas escolas como a Academia, o Liceu e outras mais).
Portanto o ideal grego de educação sofreu significativas alterações, a formação para a guerra, a educação física esportiva, e por fim os assuntos literários e a retórica.
ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS SOBRE A EDUCAÇÃO GREGA
Para Platão aprender é lembrar, e a educação e como forma de está se aprimorando a criatividade. É esforço para superar as dificuldades dos sentidos, simples ocasião, e não causa de conhecimento, e impõem para alcançar a verdade.
Tinha como meta despertar no individuo a partir do que ele já sabe o proporcionamento ao corpo e a alma a realização do bem e da beleza que eles possuem e não tiveram ocasião de se manifestarem.
A educação física tinha como objetivo manter o corpo com saúde perfeita, permitindo que a alma ultrapassasse o mundo dos sentidos e melhor se concentrasse na contemplação das idéias. Já a educação através da musica, era entendida como formação literária, artística, e dava oportunidade de um aprendizado rítmico, harmônico e em sintonia com a harmonia da alma.
Na geometria, o objetivo era não formar especialistas, mas preparar para mais elevada atividade humana, o filosofar. Daí as idéias platônicas começaram a fecundar de maneira decisiva a filosofia cristã, sobretudo nos seus primórdios.
Surgiram várias escolas de nível superior, nesta época, nas quais tornavam varias gerações.
Com a queda de Platão surge a figura de Isócrates que se tornou importante por causa da centralização da linguagem, descobrindo formas que a facilitem no aprendizado do discurso.
De forma geral a educação tinha mesmo era o objetivo de ajudar o homem a alcançar a plenitude e a realização de seu ser.
Assim como teve varias vantagens também varias desvantagens como, por exemplo, a exclusão da poesia no ensino limitando-se a proporcionar o gozo artístico. O poeta apenas imita a realidade e cria um mundo de mera aparência, que afasta o homem do conhecimento verdadeiro, estimulando-o a paixões e instintos.
Inicio de uma defesa da aprendizagem da resistência racional à dor e ao sofrimento, para sucumbir à vida dos sentimentos.
Com o domínio de Isócrates apresentou-se uma tendência literário-retórica, e a formação cientifico - filosófica sendo ideia do Platão tem uma grande perda quanto sua popularidade.
Vários sofistas eram criticados por fazerem generalizações às vezes indevidas e de se ocuparem com um palavreado vazio e formal, que para Platão o bem falar (ou escrever) não era coisa a ser desprezada, mas, no entanto era algo secundário.
AS CONTRIBUIÇÕES
Hoje necessitamos mutuamente de uma escola que se baseia no mundo grego, com vários aspectos formativos a fim de formar pessoas em diversos setores, que depende do “pensamento e da fala”. Que além do poder publico, temos ainda hoje uma pluralidade, uma particularidade na profissão que exige um olhar ético.
A inspiração é conservada através das observações e imitações, seja qualquer atividade de ou não aculturação às relações do percorrer de um tempo. Por outro lado, uma percepção de exclusão que oprime de aculturar-se, ao observamos bem nossa sociedade que ainda não – formal, sendo visados pontos negativos como: divisão de classes, os mais e menos privilegiados e etc.
E sem dúvida é necessário conservar a educação que teoriza o individuo para os devidos conhecimentos educacionais, e dá-lhe coragem de desloca-se, sair de si mesmo, buscar novos horizontes científicos. Para que adquira uma formação mais eficiente e comunicativa com palavras bem mais acertadas nas preparatórias.
O aparecimento da escrita para as escolas tenha sido uma luz a todos os cidadão, faz com que uma democracia quebre os grilhões do passado e quer ouvir a voz do povo.
CONCLUSÃO
Carregamos conosco pistas e princípios relacionados à educação grega e também egípcia. Antes havia uma mistura, só que agora temos formação especifica para tudo e, o direito é de todos. Professores, médicos, soldados, padres, governantes e etc. O conhecimento é amplo, mas, a especificação é focada nas faculdades. Entretanto, sem dúvida toda a aculturação deve-se a fonte de onde tudo começou, (palavras e ações) nas primeiras escolas, meios religiosos e militares, área de lazer e cultura nos valores e esforços memoriais.
Daniel Patrício Pimentel
Jaciel Dias de Andrade
Jaciel6@yahoo.com.br
Robson de Oliveira Pinto da Silva
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