Neste filme podemos observar bem claramente o sonho de uma jovem professora. Que acreditava na educação como forma de mudar o mundo. Ela não mediu esforços para alcançar seus objetivos. Sendo estes uma formação de alto nível, uma valorização do aluno, um desenvolver tendo como base o respeito por si mesmo, pelos outros, ou seja, pela sociedade e sua realização profissional. Para que estes alunos e ela pudessem ocupar os seus espaços.
Ela, uma jovem rica, que buscou se realizar na profissão ao qual amava independentemente dos obstáculos. O filme relata que desde o início ela sofreu com o descrédito, com a rejeição da turma 203, que era uma turma de alunos vindos de um programa social de integração, sem qualquer apoio da instituição para exercer seu trabalho e o abandono da turma pela coordenação da escola.
Uma turma cheia de dificuldade, mas que desejava viver intensamente. Alguns com várias passagens pela policia. Uma turma que muitas vezes, levou para a sala de aula brigas, discussões, rivalidades, vividas na rua, em suas gangues. Um grupo muito heterogêneo em suas relações entre si, mas também muito homogênea, pois eles tinham uma história em comum que era sempre a ligação com a violência, perda de amigos e pessoas queridas e uma baixa alta-estima.
Poderíamos dizer uma turma sem futuro e sem chance de chegar à fase adulta. Neste contexto que aparece uma jovem professora, sem experiência, mas com um ardor impressionante, um amor a profissão enorme. Ela lutou contra as dificuldades impostas pela instituição com seu regimento, contra a má vontade e a descrença dos alunos em relação ao seu futuro. Ela com seu jeito foi mostrando aos alunos que eles são importantes e podem fazer, trilhar, um novo caminho.
O sonho que moveu a professora neste trabalho foi algo impressionante. Ela sacrificou até sua vida pessoal para realizá-lo. Trabalhou fora da escola para consegui recurso para fazer um trabalho diferencial e mostrar aos seus alunos a capacidade que eles tinham. Com seu jeito ela conquistou sua classe e assim conseguiu chamar a atenção de outros alunos e inclusive dos membros do conselho educacional.
O filme escritores da liberdade nos deixa grandes mensagens. Que devemos lutar pelos nossos sonhos, com toda força, acreditar no potencial dos outros, buscarmos sempre novos meios de exercer nossas funções. Mostra também, que a educação tem solução e que ela ocupa um lugar de destaque na vida dos jovens, pois sem ela e sem os jovens a sociedade teria grandes problemas.
Jaciel Dias de Andrade
jaciel6@yahoo.com.br
0 comentários: