AGOSTO DOS PAIS

Tradicionalmente o mês de agosto, no Brasil, é dedicado às vocações. Um período todo especial, pois comemoramos com toda alegria dias importantes. Já no primeiro domingo festeja-se o Dia do Padre e no seguinte celebramos o Dia dos Pais. E nos outros domingos também comemoramos bonitas vocações. Interessante que a ambos podemos chamar de pai. Com suas diferenças ambos são pais de um determinado grupo ou pessoas.
A palavra padre vem do latim “pater ou patris” que significa “pai” ou “chefe da família”. Na origem percebemos que padre é um tipo de pai de família. Deus ao chamar o homem a ser padre ele o chama para ser o “pai espiritual” de uma comunidade a ele designada. Ele tem como função guiar seus filhos adotivos no caminho que leva ao Senhor. Tarefa árdua e difícil, pois o padre é um homem comum a serviço dos homens.
Este pai espiritual precisa do carinho e oração de seus filhos para prosseguir sua missão. Ser padre é um dom e também doação. Doação essa que vai se realizando no dia a dia de sua vida. Com as fraquezas e limitações que cada um tem.
E os nossos pais de sangue? Ah! Esses são muito especiais para nós. São através deles que vivemos, ou seja, são eles que nos dão a vida. Ensinam a dar os primeiros passos em direção ao futuro. O pai, com sua serenidade e tranqüilidade, nos conduz em um caminho mais tranqüilo e suave.
Pai também vem do latim como padre “pater ou patris”. Isso mostra que ambos têm como finalidade nos ajudar a caminhar rumo a um futuro mais saudável. Buscando e seguindo nosso Senhor. Deus é sim o Pai maior, aquele que nos deu a vida por primeiro e nos ama antes mesmo de estarmos no ventre de nossas mães.
O padre e o pai são pessoas especiais que responderam com um sim ao chamado de Deus para essas vocações maravilhosas. O que seria de nós sem os nossos pais? O que seria da comunidade cristã sem o padre para guiar no caminho de Deus e celebrar a eucaristia?
Que este mês em que celebramos tantas vocações, ou melhor, todas as vocações, em especial essas duas, seja momento de pararmos e agradecermos a Deus por essas pessoas tão especiais em nossas vidas.
A comemoração
A comemoração do Dia dos Pais é algo muito antigo. O primeiro relato da comemoração é na Babilônia, há 4 mil anos. No mundo moderno surgiu nos EUA com o pedido feito por uma jovem chamada Sonora Louise Smart Dodd, no ano de 1910. E tornando em 1966, pelo presidente Lyndon Johnson como o dia nacional dos pais. Data esta que era o terceiro domingo de junho, data que é comemorado na maioria dos países. No Brasil surge em 1953, pelas as mãos de Sylvio Bhering. Neste ano foi comemorado no dia 14 de agosto, por ser dia de São Joaquim, considerado patriarca da família. Depois passou para o segundo domingo de agosto. O Dia do Padre é comemorado no dia 4 em homenagem a São João Maria Vianney, santo padroeiro dos sacerdotes e celebrado pela Igreja Católica no primeiro domingo de agosto.
Jaciel Dias de Andrade

Author

Written by Admin

Aliquam molestie ligula vitae nunc lobortis dictum varius tellus porttitor. Suspendisse vehicula diam a ligula malesuada a pellentesque turpis facilisis. Vestibulum a urna elit. Nulla bibendum dolor suscipit tortor euismod eu laoreet odio facilisis.

0 comentários: